Anabela procura e acha mais do que procura
Quer conhecer Anabela? Essa menina é de se encantar com sua ternura e graça.
A história dela é contada com repentes muito originais e é cheia de enigmas e charadas, que são feitos a todo tempo para Anabela desvendar.
Ela sai à procura de sua boneca. Um certo alguém rouba a boneca do carinho onde estava dormindo, perto da casa de Anabela.
Essa sai perguntando pra todo mundo se viu a boneca-menina. Duas árvores dão pistas de que alguém a raptara. E a mãe, Anabela, sai pelo mundo afora para encontrá-la.
Pede ajuda ao delegado da cidade, mas ele não ajuda em nada, pois é um homem que gosta mesmo é de contar vantagem em cima dos outros. E ela se desespera.
Mas eis que aparece um anjo da guarda para Anabela, o Homem Alto de Terno. Ele ajudará a procurar e a encontrar a menina.
E nessa viagem vai surgindo um sentimento entre Anabela e o Homem Alto de Terno, mas ela está tão preocupada com a filha que nem liga para ele.
Os dois irão se aventurar por lugares inusitados. Vão parar num deserto no Egito; precisarão falar com a princesa, mas para isso enfrentarão a esfinge, que no final das contas todo mundo vai ver que ela não era tão difícil de ser derrotada.
E nessa confusão toda não é que a princesa se cansa de ter que obedecer a regras e mais regras de etiqueta e, enfim, realiza um sonho muito antigo: pular carnaval.
Mas, antes ela deixa um recadinho para Anabela: a boneca passara por ali e deixara um bilhetinho para a mãe o qual indicava os jardins do palácio. E lá vão os dois atrás da boneca.
Antes de entrar no jardim precisam passar pelo Dono da Porteira, um tipo metido a valentão e grosseiro. Mas com Anabela e o Homem Alto de Terno não tem nada disso não, ambos são bem espertos para saírem dessa.
É claro que para conseguirem tudo isso contaram com a ajuda do Zé das Couves, ninguém o vê, pois ele é o narrador dessa história, mas que ele ajudou um monte ajudou!
Enfim, Anabela encontra sua boneca, depois de muito procurar por ela e achar muita coisa que nem imaginava existir, mas a boneca tem uma surpresa para ela!
Você não quer saber qual é? Pode deixar que eu não vou estragar essa surpresinha, vou deixar você descobrir sozinho(a). É só ler a história da Anabela!!!
Mas uma coisa eu posso garantir: tudo acaba em festa, em uma grande festa!
(Referência do livro: SAVARY, Flávia. Anabela procura e acha mais do que procura. Ilustrações: João Lin. Belo Horizonte: Dimensão, 2007.)
Quer saber mais sobre literatura infanto-juvenil, visite o site: www.leiturinhas.com.br