domingo, 4 de março de 2012

CHAPEUZINHO ADORMECIDA NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Chapeuzinho adormecida no País das Maravilhas

Você deve estar se perguntando: “Mas que confusão é essa? Parece que alguém se enganou com o nome do livro!” Não precisa se espantar! No mundo mágico da literatura há espaço para todo tipo de imaginação. É o caso desse surpreendente livro.
Desta vez quem conta, ou melhor, tenta contar-nos uma história é um pai, muito atrapalhado, e por isso engraçado.
Quando é pedido, pela filha, para contar-lhe uma história na hora de dormir, ele acaba se atrapalhando todo e misturando várias personagens e vários contos de fada. Afinal, ele é o pai, e por muitos, muitos, muitos anos a tarefa – por sinal prazerosa –  de contar histórias para os filhos era da mamãe. Mas esse tempo já passou – não passou, papais de plantão??? E você vai se surpreender com o jogo de cintura desse pai tão dedicado, que fará de tudo para não decepcionar a sua filha.
Nesse conto até cabe um ditado “quem conta um conto aumenta um ponto”, nesse caso não só um ponto como vírgulas, parágrafos, capítulos e tudo mais a que se tem direito quando se conta uma história.
Esse pai, que parece estar com uma preguiça danada, logo, logo se vê mais empenhado para contar a história do que a filha para ouvir, pois ela queria “Chapeuzinho Vermelho”, mas seu pai desastralhado – mistura de desastrado com atrapalhado – começa a inventar uma história muito maluca.
 Por causa de não se lembrar, de modo algum, de nenhum conto por completo, o pai faz uso de diversos personagens como uma menina de capa vermelha, um coelho atrasado, um príncipe sapo, uma fada madrinha muito descolada (que tem um percing no nariz), uma bruxa mãe e outra filha e vários outros, inclusive, ele mesmo e a sua própria filha. Além disso, mistura cenas e acontecimentos, aguçando cada vez mais a curiosidade da filha, e a nossa também, para saber o final dessa história que vai se tecendo graças ao esquecimento de um pai engraçativo – mistura de engraçado com criativo.
Falando em criativo, devemos elogiar muito a criatividade daquele que inventou todo esse enredo, o escritor Flavio de Souza, que além de imaginar uma nova releitura dos contos de fada, utiliza uma linguagem nova para chamar a atenção às qualidades dos personagens, e nomear tudo aquilo (todas as ações) que ainda não tinha nome como por exemplo, correndando e resmuncitando.
Ficou curioso para saber o que essas palavras significam? Então é só ler o livro do Flavio. Para os papais e mamães antenados, vão ter mais uma história para o seu repertório. Para as crianças, além de aprenderem a brincar com as palavras, conhecerão uma história pra lá de maravinédita – mistura de maravilhosa com inédita!!!

Referência: SOUZA, Flavio de. Chapeuzinho adormecida no País das Maravilhas. Ilustrações de: Ana Raquel. São Paulo: FTD, 2005. (Coleção isto e aquilo)

QUER SABER MAIS, VISITE: http://www.leiturinhas.com.br/

2 comentários: