sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bisa Bia, Bisa Bel

Uma história para contar...


     Você já se imaginou dentro de uma história? Já pensou em ser diferente do que é, ou de conhecer algum lugar?
     Pois com os livros você pode tudo isso e muito mais.
     Com os livros não há limites para o nosso pensamento.    
     Quando lemos, viajamos para lugares distantes, sem sair do lugar, e o melhor, sem gastar muito, só um pouquinho de tempo! Conhecemos novas opiniões e, através dessas, renovamos as nossas. E, ainda, muitas vezes voltamos para um tempo que não volta mais. Quem nunca quis fazer uma viagem pelo tempo, aquele tempo de criança, o qual, tenho certeza, se um dia tivéssemos oportunidade, voltaríamos.
     É isso o que acontece quando lemos livros como Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, uma das escritoras brasileiras de literatura infanto-juvenil mais premiadas.
     A história desse livro, nas palavras da escritora, poderia ter acontecido com qualquer pessoa, inclusive com você.
      Quando o lemos temos a impressão de estarmos dentro da história. Viajamos pelo tempo, quero dizer, voltamos no tempo, para um tempo gostoso de se viver; um tempo em que não há preocupações, a única é se divertir e ouvir as histórias da vovó.
      Lembramos de coisas que aconteceram conosco, e nos identificamos com as personagens, pois elas são parecidas com tantas avós, netas e bisnetas deste mundo.
      Quando a menina Bel encontra uma fotografia antiga nem imaginava que iria conhecer pessoas que se tornariam muito, muito importantes para ela.
      Assim como Bel, você pode se aventurar a conhecer novas pessoas, as quais só ganham vida quando você abre o livro e as lê. Porque é isso que acontece quando lemos, nós temos o poder de dar vida a seres que estão esperando apenas uma “abridinha” nele e uma “olhadinha” por entre suas páginas.
      Neste livro, Bisa Bia, Bisa Bel, você que é mãe, vai conhecer e compreender melhor a sua filha; você que é filha, vai entender mais a sua mãe; e você que já é vovó, vai se “reencantar” e matar a saudade da neta querida.
      Tenho certeza de que você terá uma boa história para contar ao ler esse livro, e, também, terá boas lembranças do tempo de quando era criança, pois enquanto houver uma lembrança, o passado não será esquecido, estará sempre presente na nossa memória, e, também, nas páginas desse livro!

(Referência do livro: MACHADO, Ana Maria. Bisa Bia, Bisa Bel. Novela. 3ed. São Paulo: Moderna, 2001.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário