domingo, 17 de julho de 2011

POLIANA

Superando dificuldades

Esta história é para quem não perde as esperanças e para aqueles que precisam renovar as suas, pois é isso o que a menina Poliana nos mostra.
Essa garotinha, órfã, acaba tendo que ir morar com uma tia, rica, severa e ranzinza. Mas dessa situação e desse relacionamento Poliana vai tirar e dar grandes lições de convivência e paciência, porque no fundo, no fundo, sua tia é uma boa mulher, e Poliana acredita no melhor das pessoas.
Poliana nos encanta com seu jeito de ser e seu modo de pensar a vida. Para ela tudo tem um jeito, e é através do “jogo do contente” que ela nos ensina o lado bom de certos acontecimentos, e ainda, que podemos resolver o que julgamos estar errado basta termos um pouco de paciência.
É o que acontece quando ela conhece Dona Maria das Neves, que vai mudando seu modo de ver a vida com a presença da garota; e com o menino Jaime, que muda radicalmente sua vida com a ajuda de Poliana.
Essa menina ajudou muitas pessoas, mas enfrentará um grave problema de saúde. Será que alguém a ajudará?
Apesar de ter enfrentado grandes dificuldades, Poliana proporciona o reencontro e a reaproximação de pessoas que, por serem orgulhosas, acabaram ficando, por muito tempo, solitárias, mas para ela nunca é tarde para recomeçar.
Para muitos a obra Poliana prega o conformismo, mas ao lermos esta história com um olhar não tão adulto, digamos... com olhos de criança, veremos que ao invés de se conformar Poliana, na verdade, persevera e luta para que o melhor aconteça não só em sua vida, mas na vida de todos aqueles que a rodeiam.

Referência do livro: PORTER, Eleanor. Poliana. Adaptado por Ivana Arruda Leite. São Paulo: Escala Educacional, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário