domingo, 17 de julho de 2011

PÉ DE GUERRA: MEMÓRIAS DE UMA MENINA NA GUERRA DA BAHIA

Pé de guerra: memórias de uma menina na guerra da Bahia

Desta vez é uma garotinha de 7 anos, chamada Camila, quem nos conta e encanta com sua história.
Morando em Salvador, vivencia os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Camila se aventura contando tudo de acordo com seu ponto de vista, e no começo até acha legal a tal guerra, mas à medida que o tempo passa vai percebendo que a guerra é, na verdade, algo muito terrível.
Entre submarinos, black-outs, aviões, inimigos... ela nos conta as conseqüências da guerra e as transformações na vida de todas as pessoas envolvidas, direta ou indiretamente. Como a família de Hans, um garoto da idade dela, seu vizinho e filho de alemães.
A garota viverá dois conflitos: a guerra de verdade, que mudará a rotina da família; e uma guerra em seu coração.
Para Camila essa é, talvez, a mais difícil de resolver. Pois no meio dessa confusão toda não é que ela acaba se apaixonando justo por um inimigo!
Mas para ela não era tão fácil entender quem era inimigo. Ora, o que um menino de sua idade poderia fazer para ser considerado inimigo? Será que alguém poderia ensiná-la a odiar o seu inimigo?
Camila vai descobrir que não. Sabe por quê? Porque era uma criança, e no coração das crianças não há espaço para o ódio. E quando ela menos esperar seu inimigo também demonstrará amor por ela, mas será tarde demais, porque a guerra mudará o destino de suas vidas.

Referência do livro: ROBATTO, Sonia. Pé de guerra: memórias de uma menina na guerra da Bahia. São Paulo: Editora 34; 1996.

4 comentários:

  1. Achei esse livro um máximo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse resumo! essa mulher é mesmo incrivel! Sonia. uma ótima escritora!

    ResponderExcluir
  3. pra qual idade posso trabalhar ou discutir sobre a história

    ResponderExcluir