sexta-feira, 15 de julho de 2011

TOC... TOC... Ei! Tem alguém aí?

Ei! Tem alguém aí?

Essa foi a pergunta feita por Mika, um menino de outro planeta, que ao ver a Terra se encanta e de tão curioso abre a porta de sua nave e cai no nosso planeta, ficando enroscado de ponta cabeça em um pé de macieira. O mais incrível é que conhece Joakim, um menino de 8 anos, que está prestes a ganhar um irmãozinho ou irmãzinha, e por isso está um pouco apreensivo.
Quando os dois se encontram o pensamento de ambos é o mesmo: “Será que ele é de outro planeta?”
Apesar de serem muito diferentes aprenderam muitas coisas um com o outro. Faziam perguntas que não tinham respostas, mas que faziam muito sentido e ao lermos esta história começamos a pensar sobre as verdades que conhecemos, quer um exemplo: quando Mika caiu, estava de pé, mas como foi parar de ponta cabeça?
Essa pergunta ele fez a Joakim, que não soube responder. Logo os dois pensaram que as verdades que conheciam poderiam ser relativas. E aí? Você também acha que algumas coisas são relativas?
Assim como Joakim e Mika, nós podemos aprender muito uns com os outros, basta querermos, pois temos mais tempo que os dois, já que eles ficaram juntos por apenas 24 horas. Apesar do pouco tempo, Joakim nunca mais se esqueceu de Mika, mas e Mika, o que teria acontecido com ele?
Depois de terem passado essas horas juntos, deitaram e dormiram, e ao amanhecer Mika não estava mais embaixo da cama de Joakim. Será que teria sido um sonho de Joakim? Ou ele verdadeiramente teria vivido essa história?
Para descobrir vamos ler o livro “Ei! Tem alguém aí?”, do mesmo autor de “O mundo de Sofia”, Jostein Gaarder.
Você vai gostar muito, porque descobrirá que Mika e o irmãozinho de Joakim têm muitas coisas em comum.
(Referência do livro: GAARDER, Jostein. Ei! Tem alguém aí? Tradução: Isa Mara Lando. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1997.)

Um comentário:

  1. Ola!!!!!
    Menina adorei seu blog, você se expressa
    muito bem.
    Continue assim..............
    Beijos da professora Edeni.

    ResponderExcluir